Dança e território:

saberes afropindorâmicos na educação contemporânea

Autores

  • Luís Eduardo Souza e Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro image/svg+xml , Faculdade Angel Viana

Palavras-chave:

Dança, Território, Escuta, Saberes afropindorâmicos

Resumo

Esta proposta relata uma atividade pedagógica desenvolvida na Faculdade Angel Vianna (RJ), articulando dança, território e saberes afropindorâmicos em diálogo com a Aldeia Maracanã. Dividida em dois encontros, a ação buscou desconstruir narrativas únicas sobre corpos e histórias, promovendo a pluralidade dos saberes indígenas através de práticas artísticas. No primeiro momento, os estudantes refletiram sobre a invisibilidade de territórios indígenas em contextos urbanos, experimentando danças como linguagem de memória. No segundo, a participação de Urutau e Potira Guajajara trouxe vivências como o canto Zu’i (do livro Cantos e Encantos), revelando como a dança indígena é um ato político e cotidiano. Os resultados evidenciaram a transformação na percepção dos alunos. A experiência reforça o papel da arte na descolonização curricular e na valorização de epistemologias indígenas. 

Biografia do Autor

  • Luís Eduardo Souza e Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade Angel Viana

    Doutorando em Artes da Cena pela UFRJ, Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF e Bacharel em Dança pela UFRJ. Professor dos cursos de graduação em dança da Faculdade Angel Vianna. Rio de Janeiro, RJ. E-mail: umluissilva@gmail.com. Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0757418920787399.

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Publicado

2025-10-12

Como Citar

SILVA, Luís Eduardo Souza e. Dança e território:: saberes afropindorâmicos na educação contemporânea. Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI), [S. l.], v. 4, n. 1, 2025. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/spi/article/view/16953. Acesso em: 4 nov. 2025.