A confecção de fanzines como ferramenta didática para a promoção das temáticas indígenas na educação básica
Palavras-chave:
Povos Indígenas, Fanzine, Metodologias ativasResumo
Este relato pretende descrever a experiência didática desenvolvida durante as aulas de História e Sociologia para turmas de 3ª série do Ensino Médio na EEMTI Professor Plácido Aderaldo Castelo, escola pública localizada na periferia da cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Na ocasião, foi proposta uma oficina de confecção de fanzines, onde os estudantes elaboraram um material informativo e reflexivo sobre a decolonialidade, abordando as perspectivas indígenas sobre a sociedade, a política e o meio ambiente. Com esta atividade, esperou-se fomentar o debate sobre as temáticas indígenas na escola, em atendimento à Lei 11.645/2008, dando visibilidade a personalidades indígenas e suas lutas na contemporaneidade. Importante ressaltar que a escolha do material fanzine não foi ao acaso, mas sim fruto de seu caráter artesanal e do contexto de seu surgimento, enquanto elemento de contracultura, possibilitando a divulgação de ideias de grupos marginalizados e a circulação de conhecimentos de forma barateada e democrática. Enquanto metodologia de trabalho, optou-se por promover a cultura maker, possibilitando ao estudante a experiência de produção de conhecimentos. Como resultados, podemos apontar a participação ativa dos estudantes em seus processos de aprendizagem, a promoção da pesquisa científica e da produção de materiais autorais em torno das temáticas indígenas na escola, colaborando para combater preconceitos e estereótipos relacionados aos povos originários e dando visibilidade à causa indígena.
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