Preservando a cultura Xavante: 

desafios e conquistas Relato de vivência na Escola Estadual Militar Danner Maia Barbosa

Autores

  • Rosa Marineide Mendes da Cruz Escola Estadual Danner Maia Barbosa , Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Palavras-chave:

Cultura Xavante, Identidade, Resistência cultural, Direitos Humanos

Resumo

Relato de experiência desenvolvido com turmas do Ensino Médio da Escola Estadual Militar Danner Maia Barbosa (Nova Xavantina-MT), com foco na valorização da cultura Xavante. As ações articularam pesquisa, debates, produção audiovisual e encontro com representante indígena, promovendo a desconstrução de estereótipos e a reflexão sobre identidade, território e direitos dos povos originários. O projeto integrou teoria e prática, ampliando conhecimentos sobre história e organização social Xavante; fomentando protagonismo juvenil e respeito à diversidade. Como resultados, observou-se maior engajamento discente, produção de materiais autorais e fortalecimento das atitudes das reconhecimento intercultural no ambiente escolar. Conclui-se que a abordagem formativa, interdisciplinar e dialógica potencializa aprendizagens cognitivas, socioemocionais e cidadãs no currículo do Ensino Médio.

Biografia do Autor

  • Rosa Marineide Mendes da Cruz, Escola Estadual Danner Maia Barbosa, Universidade Estadual de Goiás

    Historiadora, Escola Estadual Danner Maia Barbosa, Nova Xavantina-MT. E-mail: rosa.cruz@edu.mt.gov.br Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/5850513127660276.

Downloads

Publicado

2025-10-12

Como Citar

CRUZ, Rosa Marineide Mendes da. Preservando a cultura Xavante: : desafios e conquistas Relato de vivência na Escola Estadual Militar Danner Maia Barbosa. Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI), [S. l.], v. 4, n. 1, 2025. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/spi/article/view/16955. Acesso em: 4 nov. 2025.