Letramento visual histórico:
a interpretação de fotografias indígenas por alunos do 8º ano
Palavras-chave:
Fotografia, Interpretação, Povos IndígenasResumo
O letramento visual histórico é um conceito que vem sendo trabalhado com pouca ênfase nos últimos anos por historiadores e outros pesquisadores. Os que se aventuram nesse eixo temático o fazem com muita excelência, buscando suprir lacunas e colaborar com novos estudos. No recorte da temática indígena, o campo de pesquisa é ainda menor ou quase inexistente, dada a preocupação das outras ciências em estudar essas sociedades pelo viés contemporâneo, sem considerar que, para entender o presente, é necessário compreender o seu passado. Assim, constitui-se este relato de experiência, que teve como objetivo levar o letramento visual das imagens históricas aos anos finais do Ensino Fundamental. Imersos em uma variedade de livros didáticos, no mundo tecnológico e em seus mecanismos de transmissão de informações digitais, como os celulares, de que maneira nossas crianças e adolescentes interpretam as fotografias históricas dos povos indígenas? Essa e outras perguntas foram essenciais para a construção de duas aulas práticas e teóricas para alunos do 8º ano de uma escola pública da cidade de Uberlândia. Em síntese, a experiência das duas aulas com os alunos revela problemas antigos de visualidade indígena que ainda não foram superados, como velhos estereótipos, a objetificação e a lógica colonial associada a essas populações.
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