Jogo da onça: 

tradição ancestral e sabedoria indígena em movimento

Autores

  • Elaine Faria de Oliveira Escola Municipal Marechal Castelo Branco Goiânia GO

Palavras-chave:

Educação, Cultura Indígena, Jogo da Onça

Resumo

O Jogo da Onça, também conhecido como Adugo, é um jogo de tabuleiro indígena tradicional do Centro-Oeste brasileiro, praticado principalmente pelo povo indígena Bororo. Essa manifestação cultural estimula raciocínio lógico,estratégia e respeito às tradições indígenas (CASCUDO, 2012). Esse relato apresenta a experiência de uma atividade pedagógica desenvolvida com turmas de 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Marechal Castelo Branco (Goiânia/GO), com o objetivo de valorizar a cultura indígena por meio da vivência do Jogo da Onça, resgatando e reconhecendo sua importância como expressão cultural ancestral. Recursos audiovisuais, imagens históricas e mapas foram utilizados para ampliar a compreensão sobre os povos indígenas. Essa proporcionou, aos estudantes, a valorização da cultura indígena, ampliando o conhecimento histórico e cultural sobre o povo Bororo, promovendo o respeito à diversidade e desconstruindo estereótipos (SANTOS,2019). Além disso, buscou-se o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, como raciocínio estratégico, empatia e cooperação, integrando teoria e prática por meio da confecção e vivência do jogo em contexto escolar.

Biografia do Autor

  • Elaine Faria de Oliveira, Escola Municipal Marechal Castelo Branco Goiânia GO

    Graduação em Educação Física, especialista e Treinamento desportivo e mestranda em Desempenho Esportivo: Treinamento e avaliação funcional. Escola Municipal Marechal Castelo Branco, Goiânia-GO. E-mail: elaine.oliveira@email.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4122437938022023.

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Publicado

2025-10-12

Como Citar

OLIVEIRA, Elaine Faria de. Jogo da onça: : tradição ancestral e sabedoria indígena em movimento. Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI), [S. l.], v. 4, n. 1, 2025. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/spi/article/view/16958. Acesso em: 4 nov. 2025.