Atividade prática sobre o protagonismo indígena na sociedade contemporânea

Relato de Experiência com os Estudantes do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Silene de Andrade – Rede Municipal de Educação de Goiânia – GO

Autores

  • Jacqueline Rocha Santos Secretaria Municipal de Educação de Goiânia-GO

Palavras-chave:

Protagonismo, Indígena, Estudantes

Resumo

O ensino sobre os povos indígenas ainda é majoritariamente histórico, deixando de lado seu protagonismo atual. Para ampliar essa visão, foi desenvolvida uma atividade prática com os alunos do 6º e 9º anos da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Silene de Andrade. O objetivo foi destacar as lutas, conquistas e participação ativa dos indígenas na sociedade contemporânea, promovendo o respeito à diversidade cultural e desconstruindo estereótipos. A atividade foi estruturada em diferentes etapas com grande participação dos estudantes, que inicialmente reproduziram estereótipos sobre os povos indígenas, mas no decorrer da atividade, perceberem a presença indígena na sociedade atual e sua influência cultural.

Biografia do Autor

  • Jacqueline Rocha Santos, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia-GO

    Licenciada em Geografia e Pedagogia, Especialista em Perícia Ambiental e Psicopedagogia, Professora – Apoio Técnico da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia – GO. E-mail: jaquegyn@gmail.com.br. Link Lattes: https://lattes.cnpq.br/7318757086364254.

Downloads

Publicado

2025-10-12

Como Citar

SANTOS, Jacqueline Rocha. Atividade prática sobre o protagonismo indígena na sociedade contemporânea: Relato de Experiência com os Estudantes do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Silene de Andrade – Rede Municipal de Educação de Goiânia – GO. Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI), [S. l.], v. 4, n. 1, 2025. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/spi/article/view/16961. Acesso em: 3 nov. 2025.