Povos indígenas: 

desconstruindo preconceitos e estereótipos

Autores

  • José Carlos Ferreira Secretaria Municipal de Educação de Goiania, GO

Palavras-chave:

Povos indígenas, Valorização da cultura, Desconstrução de preconceitos e estereótipos

Resumo

Relato da atividade executada para a conclusão do Curso de Formação para professores em História e Cultura Indígena. Sendo o cursista professor da Rede Municipal de Educação de Goiânia, foi definido como laboratório a sala de aula dos 3ºs anos do Ensino Fundamental, da Escola Centro Promocional Todos os Santos 1, participando cerca de 44 alunos. A atividade, composta por duas sequências didáticas, propôs trabalho prático para as crianças ao final de cada uma; o produto final da primeira sequência foi intitulado “Dicionário ilustrado de Tupi” e o da segunda, “Povos Indígenas – diferentes etnias”, consistindo no estudo dos aspectos “onde vivem”, “moradia”, “culinária” e “rituais” dos povos Ticunas, Guaranis, Tupiniquins, Tupinambás, Guajajaras e Yanomamis.  A execução da atividade primou pela superação dos preconceitos e estereótipos acerca dos Povos Indígenas, valorizando a história e cultura estudadas.

Biografia do Autor

  • José Carlos Ferreira, Secretaria Municipal de Educação de Goiania, GO

    Pedagogo, professor na Secretaria Municipal de Educação, Goiânia-GO. E-mail: josecarlosferreira666@gmail.com.

Downloads

Publicado

2025-10-12

Como Citar

FERREIRA, José Carlos. Povos indígenas: : desconstruindo preconceitos e estereótipos. Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI), [S. l.], v. 4, n. 1, 2025. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/spi/article/view/16962. Acesso em: 4 nov. 2025.