Povos indígenas:
desconstruindo preconceitos e estereótipos
Palavras-chave:
Povos indígenas, Valorização da cultura, Desconstrução de preconceitos e estereótiposResumo
Relato da atividade executada para a conclusão do Curso de Formação para professores em História e Cultura Indígena. Sendo o cursista professor da Rede Municipal de Educação de Goiânia, foi definido como laboratório a sala de aula dos 3ºs anos do Ensino Fundamental, da Escola Centro Promocional Todos os Santos 1, participando cerca de 44 alunos. A atividade, composta por duas sequências didáticas, propôs trabalho prático para as crianças ao final de cada uma; o produto final da primeira sequência foi intitulado “Dicionário ilustrado de Tupi” e o da segunda, “Povos Indígenas – diferentes etnias”, consistindo no estudo dos aspectos “onde vivem”, “moradia”, “culinária” e “rituais” dos povos Ticunas, Guaranis, Tupiniquins, Tupinambás, Guajajaras e Yanomamis. A execução da atividade primou pela superação dos preconceitos e estereótipos acerca dos Povos Indígenas, valorizando a história e cultura estudadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.