Decolonizar o clima
perspectivas indígenas para a superação da emergência climática
Palavras-chave:
Decolonialidade, Saberes tradicionais, Crise climática, AntropocenoResumo
A crise climática é um fenômeno ambiental e epistemológico, resultante da marginalização dos saberes indígenas e da visão ocidental hegemônica sobre a natureza. Este artigo realiza uma revisão bibliográfica crítica, com base em autores como Quijano (2000), Mignolo (2011), Santos (2007), bem como nas críticas ao conceito de Antropoceno desenvolvidas por Moore (2016) e Haraway (2015), para analisar, sob uma perspectiva decolonial, como os conhecimentos indígenas propõem alternativas sustentáveis. O estudo adota metodologia qualitativa, com análise de textos acadêmicos e relatos indígenas. Conclui-se que a valorização desses saberes favorece práticas de cuidado ambiental e resistência ao extrativismo, contribuindo para modelos pluriversais de sustentabilidade. Os resultados apontam para a urgência de integrar epistemologias indígenas no enfrentamento da crise climática.
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