Decolonizar o clima

perspectivas indígenas para a superação da emergência climática

Autores

Palavras-chave:

Decolonialidade, Saberes tradicionais, Crise climática, Antropoceno

Resumo

A crise climática é um fenômeno ambiental e epistemológico, resultante da marginalização dos saberes indígenas e da visão ocidental hegemônica sobre a natureza. Este artigo realiza uma revisão bibliográfica crítica, com base em autores como Quijano (2000), Mignolo (2011), Santos (2007), bem como nas críticas ao conceito de Antropoceno desenvolvidas por Moore (2016) e Haraway (2015), para analisar, sob uma perspectiva decolonial, como os conhecimentos indígenas propõem alternativas sustentáveis. O estudo adota metodologia qualitativa, com análise de textos acadêmicos e relatos indígenas. Conclui-se que a valorização desses saberes favorece práticas de cuidado ambiental e resistência ao extrativismo, contribuindo para modelos pluriversais de sustentabilidade. Os resultados apontam para a urgência de integrar epistemologias indígenas no enfrentamento da crise climática.

Biografia do Autor

  • Maxo St Victor, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E-mail: 240302100000@uepg.br. Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/2872105903344770.

  • Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). E-mail: vlmartiniak@uepg.br. (Orientadora). Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/2586663143728140.

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Publicado

2025-10-12

Como Citar

VICTOR, Maxo St; VERA LUCIA. Decolonizar o clima: perspectivas indígenas para a superação da emergência climática. Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI), [S. l.], v. 4, n. 1, 2025. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/spi/article/view/16963. Acesso em: 4 nov. 2025.