Educando para a diversidade:

a contação de história como possibilidade para o ensino dos povos indígenas

Autores

  • Carolina do Carmo Castro Secretaria Municipal de Educação de Goiânia – Goiás

Palavras-chave:

contação. história. indígena. diversidade

Resumo

A contação de história desempenha um papel fundamental na educação, trazendo benefícios importantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e linguístico das crianças. Diante desse contexto, a contação de história sobre os povos indígenas possibilita a valorização da diversidade cultural presente em nosso país. Com frequência, os povos indígenas são retratados de maneira estereotipada na mídia e no ambiente escolar. Ao contar histórias que refletem a riqueza e a complexidade das culturas indígenas, é possível desconstruir estereótipos prejudiciais e promover uma compreensão mais autêntica e respeitosa desses povos, apresentando questões relevantes como a luta pela terra, a resistência cultural e a busca por justiça e igualdade. Ao refletir sobre narrativas com essas temáticas, as crianças podem desenvolver uma consciência crítica em relação às questões sociais e históricas que afetam os povos indígenas. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca apresentar a experiência realizada com estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de uma escola de Aparecida de Goiânia, em Goiás, a partir da contação de histórias sobre os povos indígenas, não apenas enriquecendo o currículo escolar com uma perspectiva culturalmente diversificada, mas também promovendo valores de respeito, diversidade, preservação cultural e consciência social entre as crianças.

Biografia do Autor

  • Carolina do Carmo Castro, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia – Goiás

    Licenciada em História e Pedagogia, Apoio-técnico professora da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia – Goiás. carolinaueg@gmail.com. Link Lattes. http://lattes.cnpq.br/7798920443391572

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Publicado

2024-11-19