Uma abordagem educacional no ensino básico sobre culturas indígenas através da arqueologia:
experiência escolar na cidade do Recife - Pernambuco
Palavras-chave:
Arqueologia; Culturas Indígenas; Cultura Material; Protagonismo Indígena.Resumo
Considerando a importância de fomentar a valorização das culturas indígenas na educação básica, este trabalho apresenta os resultados do projeto desenvolvido no âmbito da 4º edição do Curso de Formação para Professores em História e Cultura Indígena. A pesquisa foi desenvolvida entre discentes e professores do 3º ano da Escola de Referência em Ensino Médio Ageu Magalhães, localizada no bairro de Casa Amarela, zona Norte da cidade do Recife, Pernambuco. Este projeto teve como objetivo difundir o conhecimento sobre as materialidades indígenas, a partir da Arqueologia, especialmente abordando sobre os objetos de estudo da arqueologia. Destacando os artefatos produzidos pelas populações indígenas, buscamos descolonizar o conhecimento histórico, ressaltando o papel protagonista dos povos originários na construção da história e identidade cultural brasileira. Para tanto, foram realizadas duas intervenções pedagógicas, uma de caráter teórico e outra prático. A parte teórica, desenvolvida em sala de aula, combinou uma aula expositiva com recursos visuais, para introduzir aos discentes conceitos fundamentais da Arqueologia tais como, sua definição, o que são sítios arqueológicos, a relação entre a Arqueologia e as culturas indígenas, e a diversidade de evidências arqueológicas associadas a essas culturas. Para o segundo momento do projeto, de cunho prático, propomos aos estudantes a realização da pintura de pequenos vasos cerâmicos. Utilizando tintas naturais, extraídas do açafrão e de argilas de coloração vermelha e branca, os estudantes foram incentivados a criar desenhos e padrões inspirados em motivos indígenas. As atividades desenvolvidas em sala de aula, proporcionaram a construção de uma proposta didática para abordar a temática indígena de forma integrada aos componentes curriculares. A combinação de atividades teóricas e práticas contribuiu para um processo de ensino-aprendizagem ativo e participativo, favorecendo a compreensão mais aprofundada da temática.