Programação
Resumo
O Brasil passou por grandes transformações nos últimos anos: do desmonte de um ainda incipiente Estado de Bem-Estar Social ao retorno do neoliberalismo. A própria identidade indígena, seu reconhecimento, sua autodeterminação como povo originário do Brasil foi posta em risco. E muitos desafios se apresentaram na atualidade com projeção para o futuro.
Os povos indígenas viram seus direitos serem sistematicamente negados; processos de demarcação das terras sendo paralisados; intrusões promovidas por garimpeiros, madeireiros e fazendeiros, com apoio do Estado; a Constituição Federal sendo questionada com a tese do "Marco Temporal" e outras mazelas.
Diante de todas as dificuldades, nos unimos às nossas irmãs e irmãos, parentes de todas as etnias numa ação coordenada pela PUC Goiás, para memorar e refletir na Semana dos Povos Indígenas de 2004, as lutas e os desafios dos povos indígenas, no Brasil. Este evento, em parceria com as universidades UEG, UFG, UFCAT, UFMS e UFU, conta com o apoio de órgãos públicos, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e movimentos sociais. Serão apresentadas atividades presenciais e híbridas, sediadas em várias cidades. A transmissão, pela Internet, dos debates busca atingir um público mais amplo. O evento é uma atividade de Extensão Universitária e haverá emissão de Certificados de Participação aos inscritos com trabalhos de comunicações orais e aos ouvintes.