A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM UEG/UnU DE JUSSARA
Resumo
RESUMO: Este artigo busca conhecer, examinar e repensar algumas perspectivas sobre o Ensino de História, enquanto elemento epistemológico, disciplinar e curricular que se encontra presente na instituição de ensino superior, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Jussara, com o intuito de analisar algumas indagações direcionadas a uma pesquisa de campo, aos docentes e discentes de graduação em História do corrente ano letivo de 2009 e aos gestores das áreas pedagógicas do ano letivo de 2010, sendo os mesmos atuantes no ano anterior. Contendo nesta pesquisa questões objetivas e subjetivas, pautadas na dicotomia da teoria e da prática no processo de formação de professores em História. Ocasionando algumas provocativas que possibilita discutir os aspectos relevantes dos preceitos teóricos e práticos, com á junção destes, para se recapitular e propor conforme outros, um momento que não se limite apenas nas ponderações, já que muito se pode discutir no âmbito da educação, assim como a introdução de novos paradigmas no processo de ensinar e aprender História.
PALAVRAS-CHAVE: Teoria. Prática. Ensino. Aprendizagem.
ABSTRACT: This paper seeks to understand, examine and rethink some perspectives on the Teaching of History, as part epistemological, and disciplinary curriculum that is present in institution of higher education, State University of Goiás - Unity University Jussara, in order to analyze some questions directed to a field survey, the faculty and graduate students in history of this 2009 school year and the managers of the teaching areas of the school year of 2010, and operating in the same year. Containing this research objective and subjective questions, guided by the dichotomy of theory and practice in the process of training teachers in history. Causing some provocative allowing discuss relevant aspects of theoretical and practical precepts, will join with them, and propose to recapitulate as others, a moment that is not confined weightings, since much can be discussed in the context of education, so as the introduction of new paradigms in the process of teaching and learning history.
KEYWORDS: Theory. Practice. Teaching. Learning.