TECENDO SABERES DOCENTES:
CAMINHOS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO
Resumo
Este estudo, é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento cujo objetivo se concentra em discutir sobre o letramento literário na atuação de docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Em uma sociedade cada vez mais letrada, o grande desafio da escola contemporânea é o desenvolvimento das capacidades leitoras dos educandos para além do código linguístico, mas para formação crítica e reflexiva. Despertar o interesse de crianças pela leitura é uma tarefa que requer do professor enquanto agente de letramento mobilizar muitos esforços e saberes em sua prática pedagógica. Nessa direção, o letramento literário proposto por expansão do uso do termo letramento remete - nos aos processos educativos e práticas de leitura de textos literários no espaço escolar (ZILBERMAN, 2008).A fundamentação teórica do estudo está centrada nos trabalhos sobre letramento baseados em Kleiman (1995) , Soares (2006), nas discussões sobre letramento literário nas concepções de Kleiman (2006), Cosson, (2014) e no que diz respeito à formação de professores e trabalho pedagógico no estudo de Nóvoa (1954). A pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa (MINAYO, 2009), com cunho de intervenção pedagógica, tendo como lócus uma escola pública municipal do interior da Bahia. Pretende-se com este trabalho conhecer as ações desenvolvidas pelos professores que promovam o letramento literário na sala de aula e seus efeitos e desdobramentos nos estudantes. De algum modo, este estudo poderá contribuir para produção de reflexões e implementação de ações na formação de professores.