TECENDO SABERES DOCENTES:

CAMINHOS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

  • Indaiara de Sant Anna Silva de CARVALHO UNEB/MestrandaMPIES
  • Cesar Costa Vitorino UNEB/ Professor Universitário e Orientador

Resumo

Este estudo, é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento cujo objetivo se concentra em discutir sobre o letramento literário na atuação de docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Em uma sociedade cada vez mais letrada, o grande desafio da escola contemporânea é o desenvolvimento das capacidades leitoras dos educandos para além do código linguístico, mas para formação crítica e reflexiva. Despertar o interesse de crianças pela leitura é uma tarefa que requer do professor enquanto agente de letramento mobilizar muitos esforços e saberes em sua prática pedagógica. Nessa direção, o letramento literário proposto por expansão do uso do termo letramento remete - nos  aos processos educativos e práticas de leitura de textos literários no espaço escolar (ZILBERMAN, 2008).A fundamentação teórica do estudo está centrada nos trabalhos sobre letramento baseados em Kleiman (1995) , Soares (2006), nas discussões sobre letramento literário nas concepções de Kleiman (2006), Cosson, (2014) e no que diz respeito à formação de professores e trabalho pedagógico no estudo de Nóvoa (1954). A pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa (MINAYO, 2009), com cunho de intervenção pedagógica, tendo como lócus uma escola pública municipal do interior da Bahia. Pretende-se com este trabalho conhecer as ações desenvolvidas pelos professores que promovam o letramento literário na sala de aula e seus efeitos e desdobramentos nos estudantes. De algum modo, este estudo poderá contribuir para produção de reflexões e implementação de ações na formação de professores.

Biografia do Autor

  • Cesar Costa Vitorino, UNEB/ Professor Universitário e Orientador

    Possui graduação em Pedagogia Habilitação em Magistério das Séries Iniciais do 1 Grau pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (1990),graduação em Pedagogia Habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2 Grau pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (1994),Especialização em Planejamento e Prática de Ensino pela Faculdade de Educação da Bahia - FEBA (1992), Mestrado em Letras, área de concentração Linguística Histórica, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1999) e Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras , área de concentração Linguística, Conceito CAPES 6, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2014).Professor Permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB/Campus XI) ,Orientador e Vice - Coordenador MPIES/UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (NGEAALC / UNEB), Membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS/UNEB), Atualmente é Professor Doutor II da Fundação Visconde de Cairu (FVC), Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Atuou como Coordenador Geral do curso de Letras PARFOR da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2010 - 2020).Atuou como Coordenador Geral do curso de Pedagogia PARFOR da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017 - 2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, cultura africana banto, educação infantil, literatura e escrita, psicolinguística da leitura, Teoria dos Espaços Mentais (TEM), Ensino de Língua Portuguesa em escolas quilombolas.Registrado na base internacional: https://orcid.org/0000-0003-4121-004X (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2023-12-07