ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Coordenação motora, Crianças, AtividadesResumo
É indiscutível que a coordenação motora tem papel fundamental na vida de uma criança, nessas condições as atividades motoras são importantes para o desenvolvimento global das crianças. Enquanto explora o mundo que a rodeia com todos os órgãos dos sentidos, vai aprofundando e expandindo a sua experiência individual. Desse modo, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. Sendo assim, é sem dúvidas de grande importância a realização de atividades de coordenação motora com as crianças desde os anos iniciais. O objetivo desse relato é apresentar atividades educacionais de coordenação motora para crianças do maternal I de creche municipal na região de Formosa-GO. O objetivo é trabalhar noção de espaço, lateralidade, coordenação motora ampla e fina e as percepções gerais. Através de realizações de atividades como rasgar papel, manusear objetos, modelar com massinha, realizar circuitos, desenhar com tinta guache. Participaram da intervenção educacional 13 crianças com idade entre: 1 e 2 anos. Foram 3 encontros semanais com 3 horas de duração, totalizando 9 horas de intervenção. A base teórica da intervenção foram os referenciais curriculares nacionais para a educação infantil – RCNEI. Nas aulas ministradas todas as atividades foram dirigidas, respeitando a maturidade da turma, sendo notória o despertar das crianças, na experimentação, comparação e levantamento de hipótese, que as levaram para novas descobertas. O trabalho psicomotor, além de auxiliar no desenvolvimento motor e intelectual também auxilia na estruturação da personalidade das crianças, já que podem expressar seus desejos.