LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: O ACESSO AO MUNDO LETRADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Jessica Silva De Souza Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Campus de Formosa
  • Karolayne Rodrigues Pinheiro Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Sonia Bessa Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Alzenira de Carvalho Miranda Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

Palavras-chave:

Linguagem oral e escrita, Desenvolvimento, Práticas pedagógicas, Educação Infantil.

Resumo

No decorrer da história ocorreram diversas transformações e influências do poder público para que a creche conquistasse na constituição de 1998 o direito da criança e um dever do Estado. A instituição destinada à educação infantil deixou de ser um lugar propício apenas para os cuidados da criança e passou a obter caráter educacional. A linguagem oral e escrita recebeu um novo olhar, pois desde quando a criança nasce está inserida em um mundo letrado, o que faz de suma importância a construção da escrita e o desenvolvimento da oralidade por meio de práticas docentes significativas destinadas a esse fim. Porém, ainda encontram-se profissionais autoritários centrados no processo de ensino-aprendizagem da língua escrita por meio da repetição e memorização dos educandos. A partir disso, houve a inquietação de pesquisar com mais critério a inserção da linguagem oral e escrita na Educação infantil. Para realizar essa pesquisa foram feitas observações em duas turmas de Jardim I com total de 28 educandos, em uma instituição de Ensino Infantil situada no Município de Formosa-GO. Desse modo, foram realizadas intervenções em ambas as turmas, utilizando práticas diversificadas de inserção da linguagem oral e escrita, pois os meios pelos quais as crianças podem se apropriar da linguagem são ricos e podem ser representados por meio do desenho, jogo simbólico, imitação, expressão gráfica, entre outros. Constatou-se que houve resultados significativos acerca do desenvolvimento da expressão oral e escrita por parte dos educandos, pois os mesmos passaram a manter diálogo mais rico e representação gráfica mais elaborada.

Biografia do Autor

  • Jessica Silva De Souza, Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Campus de Formosa
    Graduanda do 6o semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Campus de Formosa
  • Karolayne Rodrigues Pinheiro, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
    Graduanda do 6o semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Campus de Formosa
  • Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

    SONIA BESSA é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pós-doutora pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM. Professora efetiva da  Universidade Estadual de Goiás - UEG. Atua como docente do curso de Pedagogia. 

  • Alzenira de Carvalho Miranda, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
    Especialista em docência em Metodologia do Ensino Superior, pelas faculdades Integradas Iesgo. Professora contratada da Universidade Estadual de Goiás

Downloads

Publicado

2017-05-30