LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: O ACESSO AO MUNDO LETRADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Linguagem oral e escrita, Desenvolvimento, Práticas pedagógicas, Educação Infantil.Resumo
No decorrer da história ocorreram diversas transformações e influências do poder público para que a creche conquistasse na constituição de 1998 o direito da criança e um dever do Estado. A instituição destinada à educação infantil deixou de ser um lugar propício apenas para os cuidados da criança e passou a obter caráter educacional. A linguagem oral e escrita recebeu um novo olhar, pois desde quando a criança nasce está inserida em um mundo letrado, o que faz de suma importância a construção da escrita e o desenvolvimento da oralidade por meio de práticas docentes significativas destinadas a esse fim. Porém, ainda encontram-se profissionais autoritários centrados no processo de ensino-aprendizagem da língua escrita por meio da repetição e memorização dos educandos. A partir disso, houve a inquietação de pesquisar com mais critério a inserção da linguagem oral e escrita na Educação infantil. Para realizar essa pesquisa foram feitas observações em duas turmas de Jardim I com total de 28 educandos, em uma instituição de Ensino Infantil situada no Município de Formosa-GO. Desse modo, foram realizadas intervenções em ambas as turmas, utilizando práticas diversificadas de inserção da linguagem oral e escrita, pois os meios pelos quais as crianças podem se apropriar da linguagem são ricos e podem ser representados por meio do desenho, jogo simbólico, imitação, expressão gráfica, entre outros. Constatou-se que houve resultados significativos acerca do desenvolvimento da expressão oral e escrita por parte dos educandos, pois os mesmos passaram a manter diálogo mais rico e representação gráfica mais elaborada.