RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Danilo Fernando Luz Oliveira

Resumo

A disciplina de Estágio Curricular Supervisionado ofertado na Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Confresa, tem a duração de 400 horas. Estas horas foram divididas em duas etapas, sendo 120 horas de observação em sala de aula e 280 horas de regência. A prática docente se configura como ação formadora para o graduando diante das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado de regência. As ações do processo torna o estagiário sujeito de sua ação, sendo esta ação mediada pelos demais sujeitos envolvidos no processo. Este relatório tem como objetivo principal relatar as ações e experiências vividas no estágio de regência. O estágio de regência se constituiu como um processo de formação, sendo este o momento do graduando formular suas hipóteses e tirar conclusões acerca de sua identidade profissional, além de tecer críticas construtivas para o melhoramento do ensino em todas as modalidades de educação. No estágio, a ansiedade e o medo dividem cada momento, pois nos deparamos em uma sala de aula com pessoas que esperam que você tenha o domínio do conteúdo e demonstre confiança ao abordar aquilo que foi planejado. A observação juntamente com a prática nos diferentes papéis desempenhados por professores em exercício possibilita o estagiário identificar as funções relevantes no sistema escolar.

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Publicado

2015-06-02