APONTAMENTOS PARA UMA FORMAÇÃO DISCURSIVA DO SUJEITO-PROFESSOR E SUJEITO-ALUNO: UM OLHAR PARA A CONCEPÇÃO DE ERRO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Antoniel Guimarães Tavares Silva

Resumo

Este trabalho propõe uma aproximação da Análise do Discurso de linhagem francesa e os estudos sobre o ensino e aprendizagem no contexto educacional em uma perspectiva discursiva no que envolve as condições de produção e de circulação dos sentidos em determinados objetos. Assim sendo, objetiva analisar os aspectos sociais, históricos e ideológicos dos discursos que se materializam nos dizeres de professores e alunos referentes a concepção da palavra erro – em análogo ao acerto – adotada em avaliações escritas a partir da noção de formação discursiva abordada por Michel Foucault (2012), Michel Pêcheux e Fuchs (1993) e Jean-Jacques Cortine (2009). O método consiste em aplicar questionários a alunos e professores que ministram aulas em disciplinas as quais requerem respostas discursivas nas avaliações escritas e, subsequente, recortar, relacionar e analisar, dentre essas respostas, as sequências discursivas para se pensar a constituição de ambos os sujeitos envolvidos e pontuar traços que envolvem uma formação discursiva institucional-acadêmica que rege as condições de produção desses dizeres. Parte-se da premissa de que o posicionamento do sujeito-professor e sujeito-aluno dentro desse ambiente escolar autoriza duas formas antagônicas de se relacionarem com o erro, enquanto um objeto, em uma avaliação escrita. Consequentemente, com este estudo, constata-se que o professor deve repensar a sua forma de abordar o erro durante o processo de ensino e aprendizagem para que essa polissemia de sentidos da palavra em questão não se disperse a ponto de prejudicar a funcionalidade da sinalização do erro como uma ferramenta pedagógica em uma avaliação escrita realizada por um aluno do Ensino Fundamental.

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Publicado

2015-06-02