A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA GEOMETRIA FRACTAL
Resumo
Este é o trabalho final de Estágio Supervisionado da quarta série do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Iporá que teve por objetivo analisar os papéis do professor e do aluno em uma aula de Investigação Matemática com software Geogebra para o estudo das iterações de alguns Fractais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com embasamento teórico nos estudos de Lorenzato e Fiorentini (2006), Valente (1993), Pallessi (2007), Ponte; Brocardo e Oliveira (2006) dentre outros. Traz uma análise do uso da Investigação Matemática com o software Geogebra para o ensino do conteúdo de Geometria Fractal numa perspectiva de que o aluno constrói o seu próprio conhecimento. A pesquisa realizou-se em uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Iporá/GO durante a regência do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática/2014. As análises das aulas experimentais se deram a partir da observação dos acontecimentos da sala de aula, da participação dos alunos, dos relatórios produzidos e das produções no Geogebra. Os resultados mostram que a Investigação Matemática como Geogebra foi importante no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo Fractais por permitir que os alunos aprendessem por meio na interação com o software por meio das suas próprias construções de forma dinâmica enquanto o professor mediador orienta os alunos no trabalho investigativo. Ao professor cabe desempenhar um conjunto de papéis bastante diversificados desafiando os alunos, avaliando o seu progresso, raciocinando matematicamente e apoiando o trabalho deles que atuam ativamente levantando hipótese, conjecturando, experimentando, testando e formalizando matematicamente os conteúdos.