AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS UTILIZADOS, CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM IPORÁ-GO
Resumo
Ao longo do tempo as ações de aferir o aproveitamento escolar passaram a ser designadas como avaliação, mas a concepção equivocada de avaliação tem provocado grandes distorções entre as ações de avaliar e examinar. Nesse sentido o objetivo desse trabalho foi conhecer as concepções, que os professores de Ciências têm sobre avaliação da aprendizagem, a maneira como a mesma é trabalhada nas escolas e verificar quais instrumentos avaliativos os mesmos utilizam. Inicialmente foi realizado uma ampla pesquisa bibliográfica tendo em vista levantar conhecimentos a respeito do tema, posteriormente, foi realizada uma pesquisa nas escolas com oito professores de Ciências de Escolas da Rede Pública de Ensino e também da Rede Privada, no ano de 2014, na cidade de Iporá-Go. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário, que foi aplicado individualmente a cada professor. De acordo com as respostas pode-se perceber que em geral os professores acreditam que a avaliação da aprendizagem é um processo contínuo, dessa forma ela tem caráter formativo. Todos os professores acreditam que a avaliação deve ocorrer sempre, cotidianamente de forma que a mesma possa considerar tudo o que o aluno conseguiu assimilar. Percebeu-se que todos os professores abordados acreditam ser necessário avaliar para verificar como está ocorrendo o processo de ensino e aprendizagem e assim adotar medidas que visem à melhoria deste processo. Com base nos dados obtidos conclui-se que os professores abordados, perfazem uma avaliação de caráter formativo, e não se utilizam somente de exames para classificar seus alunos.Downloads
Publicado
2015-12-01
Edição
Seção
Artigos