A FORMAÇÃO INCIAL DO PROFESSOR E A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NA SALA DE AULA
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo demonstrar a importância da contextualização dos conteúdos de matemática, visto que quando os professores trabalham conteúdos contextualizados eles estão contribuindo para a formação de cidadãos conscientes dos direitos e deveres, na compreensão dos conteúdos, e proporciona que os alunos obtenha uma visão crítica do assunto debatido. Esse trabalho pode ser realizado por meio da interdisciplinaridade, abrindo discursões mais abrangentes dos temas atuais, possibilitando trabalhar conteúdos do cotidiano de forma criativa. Dessa forma pode levar os alunos a compreender a importância da matemática em sua vida, o porquê estudar matemática, sua contribuição para a vida humana, e percebam a matemática em todos os lugares, e que ela surgiu para auxiliar o homem. Os instrumentos de pesquisa foram por meio de questionários e durante as atividades realizadas no estágio nas escolas campo. Os referenciais teóricos foram D’Ambrósio (1986) e Pimenta (2008). Espero com este trabalho contribuir para que os futuros profissionais da educação possam ver as vantagens de se trabalhar conteúdos contextualizados.Downloads
Publicado
2015-05-06
Edição
Seção
Artigos