ENSINO APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
O processo de ensino e aprendizagem é um tema que há tempos vem sendo estudado por diversos ângulos e discutido a partir de distintas concepções (BONITO, 2005; SANTOS, 2003). Em todas as modalidades de ensino, e principalmente na educação de jovens e adultos (EJA), é necessária a utilização de conhecimentos de vida prática, para então despertar o interesse do aluno e motivá-los a prosseguirem os estudos. Dessa forma, o presente trabalho visa compreender o ensino e aprendizado de Biologia na EJA. O estudo foi realizado em um colégio público na cidade de Iporá- Goiás, em duas turmas de EJA do 1º ano do ensino médio, totalizando 13 alunos. O meio utilizado para coletar os dados foi um questionário aberto, que além de questões socioeconômicas, continha ainda questões abertas sobre o aprendizado em Biologia, tratando-se então de um estudo qualitativo. O resultado, dessa forma, é obtido através da análise dos questionários aplicados aos alunos. Constatou-se então, que são diversos os motivos que levam à evasão escolar, e também o retorno desses alunos as escolas. No ensino de Biologia, pode-se destacar a dificuldade dos alunos em relacionar a teoria desenvolvida em sala com a realidade a sua volta. Percebe-se também a dificuldade em relação a nomes científicos, quando que por sua vez o ensino é baseado na memorização de conceitos. Contudo é possível concluir que os alunos se sentem mais realizados quando dizem poder ter a chance de estudar novamente, pois veem na escola um espaço de encontro, de redefinição de projeto de vida, de contexto social.Downloads
Publicado
2015-05-26
Edição
Seção
Artigos