PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO ESCOLAR DA MODERNIDADE LÍQUIDA
Resumo
Objetiva-se com este trabalho apresentar os resultados referentes à segunda etapa do Estágio Curricular Supervisionado realizado no 4º ano do curso de História da Universidade Estadual de Goiás - UnU de Iporá, tendo como escola campo o Colégio Estadual Osório Raimundo de Lima. A vivência em sala de aula durante o período de regência evidenciou que o ensino de história possui fragilidades que precisam ser repensadas. A apatia dos alunos durante a exposição dos conteúdos (didática) é um forte indicativo de que a disciplina tem um nível de aceitação muito baixo. Ao longo do processo educacional construiu-se a mentalidade de que estudar história é algo desconexo e sem grande utilidade. E de certa forma essa concepção está impregnada no imaginário coletivo dos alunos. Embora a história tenha paulatinamente assumido uma postura didática que priorize a reflexão e a criticidade diante dos fatos passados, ainda se tem notado que os currículos têm uma prioridade factual, quase que ignorando os conceitos históricos, que contribuem com a formação da consciência dos sujeitos. A base teórica deste trabalho será: DEMO (1997); BERGMANN (1990); BAUMAN (2001); LIBANEO (1994 – 2000); RÜSEN (2001).Downloads
Publicado
2015-05-26
Edição
Seção
Artigos