AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PRIVADA DE ENSINO EM
Resumo
Ao longo do tempo a avaliação vem sendo empregada como atribuição de juízo de valor em nosso cotidiano, em nossas ações e reações. Na educação, trata-se de um processo necessário, institucional e obrigatório. Devido a sua complexidade, a avaliação da aprendizagem escolar é uma prática geradora de muitos conflitos e dificuldades. Em diversas ocasiões a avaliação não é encarada como um processo integrante do processo de ensino e aprendizagem, sendo vista apenas como uma atividade datada e obrigatória, sendo muitas vezes confundida com o ato de examinar. O presente trabalho teve como objetivo compreender a avaliação da aprendizagem tal como é praticada no Ensino Fundamental de escolas Privadas na cidade de Iporá. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados através de questionários compostos por nove questões e aplicados para quatro professores, e posteriormente, foram analisados com base na literatura da área. Em geral, os professores entrevistados consideram a avaliação da aprendizagem um elemento indispensável para o processo de ensino e a mesma deve ocorrer de maneira diagnóstica e contínua para conhecer os avanços e dificuldades dos alunos e para reorientar suas práticas educativas. Os mesmos afirmam diversificar seus instrumentos avaliativos, não ficando arraigados nas metodologias tradicionais, como provas e testes, umas vez que as mesmas, por si só, subsidiam uma avaliação classificatória. Concluímos que os professores participantes do estudo possuem uma concepção coerente e utilizam a avaliação de forma eficaz para reorientar suas práticas, através das dificuldades apresentadas e diagnosticas através dos diversos instrumentos avaliativos, que são planejados rotineiramente, se preocupando com a aprendizagem propriamente dita e não apenas a nota final. Neste contexto, percebemos a importância da avaliação como processo integrado a todas outras atividades desenvolvidas pelos educandos, as quais auxiliam a sua aprendizagem.Downloads
Publicado
2015-06-02
Edição
Seção
Artigos