DIFICULDADES E CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA VISÃO DOS ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA NA UNIDADE DE IPORÁ

Autores

  • Stella Moreira
  • Flávia Damacena Sousa Silva

Resumo

O estágio é a oportunidade que o acadêmico possui de analisar a realidade de ser professor, é um espaço de autoconhecimento, de questionamento e de debate, uma prática que busca envolver um comportamento de observação, reflexão crítica e reorganização das suas ações. Mesmo diante das dificuldades encontradas pelos estagiários na execução do estágio, este é essencial para a formação de um profissional docente, pois é neste momento que eles poderão refletir sobre sua prática, seus erros, acertos e se realmente estão dispostos a continuar a investir na profissão docente, primando pela excelência profissional. É o momento em que o aluno poderá colocar em prática todas as teorias que estudou e confronta-las. O presente estudo tem como objetivo destacar quais são as principais dificuldades encontradas pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura e as contribuições deste para a formação docente. Foram aplicados questionários para os alunos estagiários pertencentes aos 3º e 4º anos, dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras e Matemática. Os resultados foram baseados nas respostas dos graduandos de licenciatura que responderam ao questionário aplicado, estes revelaram as suas percepções, e contribuições sobre o Estágio Supervisionado. Nesta pesquisa foi possível observar que os acadêmicos consideram o Estágio Supervisionado uma etapa importante para a formação docente. Sendo que neste momento se tem o contato e conhecimento desta realidade. São apontadas diversas dificuldades durante a realização do mesmo, porém muitos manifestam que mesmo diante das dificuldades, estes se sentem motivados em ministrar aulas, devido ser gratificante poder ensinar.

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Publicado

2015-06-02