O USO DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA NA FORMALIZAÇÃO DO CÁLCULO DE ÁREAS DESCONHECIDAS POR MEIO DA REGRA DOS TRAPÉZIOS
Resumo
Este trabalho traz uma análise do uso da metodologia Investigação Matemática com o Geogebra em uma atividade sobre Integral Numérica para uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Iporá/GO. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Iporá. Os instrumentos para coleta de dados foram os relatórios dos alunos, as fotos, as atividades desenvolvidas em sala de aula, as construções no Geogebra e as anotações realizadas durante as aulas em que se registrou momentos e situações acontecidos durante as atividades de investigação, as estratégias usadas na resolução dos problemas. Como o trabalho realizado percebe-se que a Investigação Matemática com o Geogebra pode ser utilizada como aliada no trabalho pedagógico por motivar o aluno a participar ativamente na construção do seu conhecimento. Os resultados indicam que o Geogebra, por ser um software dinâmico, pode contribuir para a realização da Investigação Matemática possibilitando que os alunos atuem como investigadores matemáticos passando pelas fases do experimentar, conjecturar, formalizar e generalizar os conceitos construindo assim, nas suas próprias ações os seus próprios conhecimentos.Downloads
Publicado
2015-06-02
Edição
Seção
Artigos