OBJETO EDUCACIONAL MAQUETE: UMA POSSIBILIDADE DE PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA MODELAGEM

Autores

  • Camila Kássia Monteiro de Oliveira
  • Claudimary Moreira Silva Oliveira

Resumo

Tendo em vista que muitos alunos apresentam dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de Matemática e a crescente necessidade de reflexão sobre as questões ambientais, este trabalho teve por objetivo analisar a possibilidade de inserção da construção e montagem de Maquetes em sala de aula para por meio da Modelagem Matemática, explorar conteúdos de Geometria e promover debate sobre os problemas ambientais. As aulas de aplicação se desenvolveram durante as atividades realizadas como bolsista do projeto Pró-licenciatura, com a participação de um grupo de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, uma escola pública da Cidade de Iporá/GO. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve embasamento teórico em Biembengut e Hein (2007), Bassanezi (2009) e Lorenzato (2012). Os resultados mostram que a Modelagem Matemática, por meio da construção da Maquete do Lago Pôr do Sol, contribuiu para a conscientização dos alunos provocando debates e reflexões sobre os problemas ambientais da cidade de Iporá e para a aprendizagem de conteúdos de Geometria. A relevância consistiu em representar uma alternativa de contextualização do ensino de Matemática, utilizando um objeto pedagógico alternativo e a Modelagem Matemática para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de Geometria partindo de um tema transversal de maneira que os alunos puderam relacionar os conhecimentos matemáticos construídos com situações fora do ambiente escolar.

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Publicado

2015-06-02