ORIGAMI: UM RECURSO DE ENSINO PARA OS PRIMEIROS CONCEITOS DE GEOMETRIA
Resumo
A Matemática, em geral, tem sido vista por muitos estudantes como uma disciplina de difícil aprendizagem por ser o seu ensino, na maioria das vezes, baseado apenas em fórmulas e cálculos complexos. A proposta desse trabalho foi introduzir o uso de origamis em sala de aula como alternativa para favorecer o ensino e aprendizagem desta disciplina pelo estímulo da curiosidade e da análise das construções. Esta pesquisa analisou uma possibilidade de se trabalhar os conteúdos de Geometria de forma contextualizada, por meio da construção de origamis de forma que os alunos possam construir gradativamente os conceitos geométricos fazendo a convergência do aspecto experimental para pensamento formal. A clientela de alunos em que se desenvolveu este projeto são 15 alunos de sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Iporá. Os conteúdos matemáticos explorados são medidas de ângulos e perímetro de polígonos e cálculo de área de superfícies e volume de sólidos. O origami facilitou a interação dos alunos entre si e com a professora, pois os alunos participaram de forma direta, contribuindo e construindo seus próprios conhecimentos por meio da construção, manipulação e análise do objeto que permitiu a percepção dos alunos, proporcionando uma melhor visualização e aprendizagem de conceitos básicos de geometria plana e espacial.Downloads
Publicado
2015-06-02
Edição
Seção
Artigos