PIBID E ESCOLA BÁSICA: UMA INTEGRAÇÃO FAVORÁVEL À FORMAÇÃO DOCENTE E AO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Brunna Furtado Ribeiro
  • Marta Maria M. R. de Jesus Mendes
  • Nídia de Melo Silva
  • Maryane Erotina Neves Silva
  • Rayne Maria de Jesus Almeida
  • Gênifer Silva Souza
  • Nábia Natália Lourenço Pires
  • Thalitta Fernandes de Carvalho Peres

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância das ações executadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de licenciatura de matemática da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Iporá. O projeto iniciou-se em março deste ano em uma Escola Estadual do Ensino Fundamental e tem como título “Matemática Integrada: uma ação necessária”. Então surge a problemática: como é a relação PIBID e escola campo? E quais as principais contribuições dessa relação? Algumas ações desenvolvidas neste primeiro semestre revelam essa parceria. Observou-se que os bolsistas colaboraram de forma eficaz no acompanhamento do aprendizado dos alunos em forma de monitoria e oficina, contribuindo com toda a equipe gestora da escola, principalmente com a professora supervisora. Em contrapartida, observou-se que em apenas alguns meses de execução do trabalho, os bolsistas de iniciação à docência puderam sentir o “ser professor” em seus diversos aspectos. O programa também possibilitou a compreensão da indissociabilidade da teoria e a prática, ou seja, todo o suporte teórico estudado na universidade em forma de seminários foi colocado em prática de forma reflexiva. Assim, neste trabalho será descrito diversas atividades que contribuíram para essa visão.

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Publicado

2015-06-02