ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CAMINHO DE APROXIMAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR

Autores

  • Neuziana Arantes da Silva Sousa
  • Divino José Lemes de Oliveira

Resumo

Esse artigo tem como objetivo relatar as experiências adquiridas no período do Estágio Supervisionado do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás – Campus Iporá, com o intuito de demonstrar o quanto esse componente curricular foi importante para a formação dos acadêmicos, sendo o caminho que os levaram a conhecer a realidade do ambiente escolar onde adquiriram experiência profissional e pessoal. Foi meio pelo qual os alunos descobriram se querem ou não ser professor. Os termos teoria é prática estão presentes na vida do acadêmico e é requisitos relevantes para o ensino /aprendizagem, cabendo ao orientador do estágio a responsabilidade de formar os futuros docentes com atitudes teórica-prática, prontos para construir alunos críticos e íntegros. Essa formação é necessária, pois o ensino de Geografia sofreu mudanças no processo de ensino deixando de ser descritivo e passando a ter o papel de preparar os discentes para cidadania. Com isso a pesquisa, ao demonstrar o estágio como um caminho que aproxima o acadêmico da realidade do ambiente escolar e relatar as experiências advindas do mesmo, contribuiu para o enriquecimento do conhecimento científico e da sociedade, proporcionando aos leitores o conhecimento da temática. Para construção desse artigo usou-se como critério o método qualitativo, a pesquisa campo e descritiva, ancoradas em referenciais bibliográficos, como Januário (2008), Neta e Andrade (2010), dentre outros que contribuíram para fortalecer o conhecimento sobre a temática. A realização da regência no ambiente escolar permitiu o primeiro contato com a sala de aula proporcionando ao estagiário o relato das experiências adquiridas.

Downloads

Publicado

2015-06-02