EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES E ALUNOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – CAMPUS DE IPORÁ

Autores

  • Lídia Carlos Caetano Moraes
  • Silvaci Gonçalves Santiano Rodrigues
  • Edivirgem Gonçalves Santiano Costa

Resumo

A proposta deste trabalho se efetiva tendo como base pressupostos de que existem muitas dificuldades dos professores formadores da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá, os quais, por conta dos obstáculos, constantemente vivem o desafio da educação inclusiva na formação de professores. Acreditamos que as dificuldades podem influenciar no ensino/aprendizagem dos alunos com necessidades especiais da referida unidade, caso não sejam superadas, pois a grande maioria não estão hábeis ao trabalho inclusivo. Se a prática educativa às vezes foge de uma aprendizagem significativa aos alunos “considerados normais”, para os que possuem alguma necessidade especial ainda é pior. Para esta pesquisa serão realizadas leituras bibliográficas acerca dos temas, inclusão, educação inclusiva, formação de professores e outros que porventura seja necessário para embasar este trabalho. Nesse sentido os principais autores são: MANTOAN (2006), STAINBACK (1999). Assim, o objetivo do trabalho é refletir sobre os desafios existentes, para todos os sujeitos do processo, pois sabemos que as limitações dos profissionais refletem no ensino/aprendizagem dos alunos.

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Publicado

2015-06-02