O USO DAS MÍDIAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Thiago Rocha
  • Marlucia Marques

Resumo

O presente trabalho trata da utilização das diferentes mídias no ensino de Geografia na educação básica, a partir da realidade observada no trabalho do professor e nas experiências acumuladas do Estágio Supervisionado na fase de Observação e Semi-Regência, A educação de adolescentes e jovens é função social garantindo um ensino de qualidade que a eles recorrem à garantia do direito de cidadania. A partir dessas concepções, as novas mídias também conhecidas como Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), podem constituir-se como um elemento a mais na valorização da educação ou das práticas pedagógicas vivenciadas pelos alunos em sala de aula. Com base na pesquisa obteve a seguinte conclusão: os professores têm que utilizar as mídias como ferramenta de ensino e aprendizagem nas aulas de Geografia para melhor exposição do conteúdo. Para coletar os dados foi aplicado um questionário. Os sujeitos da presente pesquisa foram alunos da educação básica, do 8º e 9º ano do período vespertino da Escola Estadual Israel Amorim de Iporá- Goiás. Com base na pesquisa realizada foi possível concluir que as diferentes mídias oferecem diversos recursos que podem facilitar e proporcionar uma aula mais dinâmica, com tecnologias que possibilitem um espaço mais significativo para a aprendizagem dos alunos.

Downloads

Publicado

2015-06-02