ENSINO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS FUNDAMENTADA NA TEORIA DESENVOLVIMENTAL
Resumo
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido durante o Estágio Curricular Supervisionado II sobre o conteúdo de Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo, relacionando a Teoria do Ensino Desenvolvimental para maior fundamentação e compreensão do assunto. As Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo foi o objeto de estudo em uma turma de 3° ano do Ensino Médio. O trabalho tem o objetivo de proporcionar ao aluno o conhecimento para aplicar em situações problemas as relações métricas e as razões trigonométricas (seno, cosseno, tangente) nos triângulos retângulos. O trabalho foi desenvolvido em três momentos: no primeiro momento foi feito a pesquisa bibliográfica sobre a Teoria do Ensino Desenvolvimental e Razões Trigonométricas. No segundo momento foi executado o plano de ensino como forma de pesquisa participante, em que foi desenvolvida ações de aprendizagem com o professor titular. No terceiro momento houve a análise de todos os dados da pesquisa para a verificação da problemática inicial. A questão que norteou o presente trabalho foi: como potencializar a formação do pensamento teórico em razões trigonométricas no triângulo retângulo? Conclui-se com a presente pesquisa que o ensino de matemática se torna mais significativo ao apresentar o percurso lógico-histórico dos conteúdos e suas aplicações em situações problemas.Downloads
Publicado
2015-12-01
Edição
Seção
Artigos