BULA DE MEDICAMENTOS: UMATRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Fabiana Alves Malveira
  • Núbia Cristina dos Santos Lemes
  • Thalitta F. de Carvalho Peres

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta de transposição didática do conteúdo de Razão e Proporção, no ambiente educativo, durante o Estágio Supervisionado II, com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino do município de Iporá-GO. A experimentação utilizou-se de bulas de medicamentos como recurso metodológico para a execução da proposta com o objetivo de apresentar aos estudantes a importância do auto cuidado em relação ao uso consciente de medicamentos e mostrar a presença da Matemática no dia a dia. Nesse sentido, o presente trabalho buscou responder a seguinte questão: Como transpor os conteúdos de razão e proporção para fazer cálculos de dosagem de medicamentos no ambiente educativo? As análises das atividades desenvolvidas na sala de aula forneceram estratégias sobre como gerar hábitos saudáveis na rotina dos alunos. Eles interagiram, colaboram uns com outros durante as aulas, perceberam a importância do hábito da leitura de bulas e a aplicação dos conceitos matemáticos em situações reais. Assim, esta experiência mostra que a aprendizagem promove o exercício da cidadania. Afinal, o ambiente educativo é um espaço de formação de cidadãos preparando-os para exercer alguma função na sociedade.

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Publicado

2015-12-01