A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO

Autores

  • Daniela Cristina de Sousa Marques
  • Claudimary Moreira Silva Oliveira

Resumo

Esse trabalho que tem como tema a educação matemática e a formação para a cidadania buscou responder a seguinte pergunta: qual é a função do ensino de matemática na formação para a cidadania? O objetivo foi identificar da disciplina de matemática na formação para a cidadania. Foi uma pesquisa qualitativa com embasamento teórico bibliográfico em Skovsmose (2008). Teve embasamento ainda em documentos como os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), o PPC (Projeto do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Iporá (2009) e o projeto de Estágio Supervisionado do Curso e PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola campo. Os instrumentos de coleta de dados foram o diário de campo do pesquisador/estagiário no qual foram registrados os dados coletados durante a observação e semirregência no estágio. Na observação verificou-se como a aplicação da matemática crítica em sala muda o comportamento dos alunos e a forma de sua aprendizagem também. Pode-se registrar que o trabalho feito em sala com mais participação dos alunos aumenta o conhecimento destes e o interesse pelo o conteúdo. A pesquisa foi relevante porque estudou um modo de ensinar em que o papel do professor vai além do ensinar conteúdos, pois o docente em suas tarefas cotidianas pode formar os alunos para tomarem decisões sobre o certo e o errado, em uma época de tantas mudanças sociais em que os valores estão sendo modificados.

Downloads

Publicado

2015-12-01