A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE IPORÁ

Autores

  • Rodrigo de Novaes Chagas
  • Claudimary Moreira Silva Oliveira

Resumo

O presente trabalho intitulado a utilização das tecnologias no ensino de Matemática em uma escola pública de Iporá representa o trabalho final do Estágio Supervisionado do ano de 2015 e buscou responder à seguinte pergunta: Como e com que frequência os professores utilizam os recursos de informática nas aulas de Matemática? O objetivo foi caracterizar o uso dos recursos tecnológicos pelos professores de Matemática de uma escola de Ensino Médio público da cidade de Iporá. Esta se trata de uma pesquisa qualitativa com embasamento teórico e bibliográfico em Valente (1999), Lorenzato (2006), Gravina e Santarosa (1998) e nos documentos PPC do curso de Licenciatura em Matemática da UEG, Campus Iporá (2014), Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, 1998, 2000) que defendem o uso da informática educativa como recursos de aprendizagem. A análise se deu a partir de dados coletados por meio de instrumentos, como o diário de campo do estagiário, entrevistas realizadas com alguns dos professores de matemática e os documentos da escola campo como o plano de aula de alguns professores o Projeto Político Pedagógico. Os resultados mostram a realidade vivenciada pelo professor de matemática que tem as suas aulas na maioria dos casos, restritas apenas ao uso de lousa e giz, métodos tradicionais para uma sociedade contemporânea. Mostram também o quão escasso é o uso das tecnologias em sala de aula e como o professor enfrenta dificuldades ao utilizar os recursos tecnológicos como recursos de aprendizagem. Logo pode-se perceber a necessidade de cursos tecnológicos nas escolas, cursos estes que preparem os professores de matemática para o uso de recursos midiáticos que contribuirão na aprendizagem dos alunos durante as aulas.

Downloads

Publicado

2015-12-01