O OLHAR DE DOCENTES DE CIÊNCIAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO ACERCA DA INCLUSÃO: AVANÇOS E DESAFIOS
Resumo
Ao longo do tempo a inclusão vem sendo discutida e sofrendo mudanças constantes, para proporcionar uma educação de qualidade para alunos com necessidades especiais. Sabemos, porém, que ainda há muito para avançar, pois a escola de hoje ainda não é um bom exemplo de escola para todos. Pensando na inclusão como essencial forma de exercício de direito e cidadania e considerando seu aspecto de crescimento gradativo, o presente trabalho teve como objetivos pontuar os avanços e dificuldades enfrentados por professores de Ciências da Rede Pública de Ensino na área de inclusão, e verificar se a escola dispõe de materiais didáticos, bem como de professor de apoio para auxílio do professor regente. Incialmente foi realizada uma revisão bibliográfica em livros e periódicos eletrônicos. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, cujos dados foram coletados a partir da aplicação de questionários, contendo oito questões sendo sete de múltipla escolha e uma dissertativa, levando em consideração que os professores tinham total liberdade para fazer qualquer observação e marcar mais de uma alternativa. Podese observar que todos os docentes notaram avanços diferentes na área de inclusão, e que apesar destes, ainda encontram algumas dificuldades, sendo indispensável à utilização de metodologias diferenciadas no ensino. Com a presente pesquisa pode-se concluir que os professores ainda enfrentam dificuldades em educar alunos com necessidades especiais por diversos fatores, porém, grandes avanços vêm sendo alcançados, sendo que a escola é um dos principais responsáveis pelas conquistas obtidas até hoje. Enfatizando ainda a importância de uma formação continuada para melhor aprendizado de seus alunos.Downloads
Publicado
2015-12-01
Edição
Seção
Artigos