UM OLHAR PARA AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO DISCURSO COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DISCURSIVA DE NOMES AO LÉU
Resumo
Este texto articula uma extensão e inflexão acerca dos estudos da Educação e o campo da Análise do Discurso de linha francesa no que concerne à utilização das contribuições da perspectiva discursiva no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa em sala de aula (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior) por meio da análise e interpretação de textos de revistas. Desta forma, objetiva-se, a partir da noção de condição de produção do discurso teorizada e discutida por Michel Pêcheux (1995) em Análise Automáticas do Discurso, Pêcheux e Catherine Fuchs (1993) em A propósito da análise automática do discurso: atualizações e perspectivas e JeanJacques Courtine (2009) em A noção de ‘condições de produção do discurso’, apresentar um gesto/esboço de análise do corpus, formado por onze sequências discursivas, recortado do texto Nomes ao léu, publicado na Revista Veja em 2013. O método consiste em discutir sobre os caminhos percorridos por Pêcheux e Fuchs (1993; 1995) e, subsequente, os refinamentos de Courtine (2009) sobre a concepção supracitada e propor uma análise discursiva do corpus para evidenciar a emergência de posicionamentos de sujeitos no discurso a partir de certas condições de produção constatadas durante a investigação. Parte-se da premissa de que a constituição do sujeito revela a emergência de discursos no dizer e instaura sentidos singulares, aspecto este que é invisível à análise puramente linguística ou lexical, comum no ensino de Língua Portuguesa na primeira metade do século XXI.Downloads
Publicado
2015-12-01
Edição
Seção
Artigos