AS DIFICULDADES NA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem na escrita dos alunos em relação às aulas de Língua Portuguesa, bem como discutir algumas questões relacionadas a essa dificuldade e destacar o papel do professor na contribuição de aulas eficazes que levem a sanar este problema no ambiente escolar. O referido trabalho parte, primeiramente, de um estudo bibliográfico, cuja finalidade é estabelecer a relação entre a escrita e os motivos que levam os alunos a apresentarem tanta dificuldade nessa habilidade no Ensino Médio, visto que os Parâmentros Curriculares Nacionais( PCNs) alegam que eles deverão sair competentes na produção textual. Levando em conta as dificuldades e o desânimo que os alunos apresentam mediante a leitura, a produção textual e a capacidade de desenvolver o senso crítico, surgiu a importância de desenvolver esse estudo. A grande problemática desse trabalho para os professores é romper com o tradicionalismo e superar as práticas pedagógias ultrapassadas, que restringem ao professor o mero papel de ensinar a ler e a escrever. O referencial teórico desse trabalho é apoiado em autores como Antunes, Brasil, Soares, dentre outros. Esse estudo é de cunho investigativo, sendo que a abordagem escolhida foi a pesquisa qualitativa, utilizou-se como procedimentos metodológicos questionários aplicados a alunos e professores, de modo a compreender melhor essas dificuldades com a escrita. Colaborou também com grande relevância o relato das experiências adquiridas no estágio acerca do tema proposto. Durante as aulas ministradas na regência, constatou-se que a maioria dos alunos apresentam dificuldades nas produções de textos. Ao trabalhar com textos e discuti-los em sala levando os alunos a refletir sobre a realidade em que estão inseridos, notou-se mais incentivo e participação por parte dos alunos, ocorrendo um redimento melhor nas produções. Portanto, o artigo tem como finalidade apontar caminhos para sanar essas dificuldades.Downloads
Publicado
2015-12-01
Edição
Seção
Artigos