INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Mayke Rogerio Ferreira Leite
  • Maria José Lima

Resumo

O presente trabalho busca realizar nos seus pormenores a articulação entre a teoria e a prática na área educacional, sobretudo no Ensino Fundamental e Ensino Médio da educação básica. O desenvolver deste trabalho, tornou-se possível devido à experiência obtida no primeiro ano de estágio supervisionado realizado no Colégio Estadual Odilon José de Oliveira e subsequente, no segundo ano de estágio no Colégio Estadual CEPI Osório Raimundo de Lima. Mediante a observação e participação nas várias atividades realizadas, tais como, análise de documentos, entrevistas e conversas no decorrer do ano letivo, acompanhamento na sala de aula e regência. Pretende-se aqui analisar os desafios e possibilidades da interdisciplinaridade no ensino de história levando em consideração que a prática da interdisciplinaridade é possível no contexto escolar, rompendo com os limites das disciplinas e promovendo o diálogo entre as áreas do conhecimento. Ao efetuar a prática interdisciplinar os professores propiciam ao aluno um conhecimento com dimensões mais amplas, desvencilhando da visão tradicional de ensino, sobretudo na área de história. Como fundamentação teórica o presente trabalho tem por intuito articular as visões de variados intelectuais. Dentre eles SELBACH (2010), JAPIASSU (1976), FAZENDA (1994), THIESEN (2008), RÜSEN (2001), dentre outros.

Downloads

Publicado

2015-12-01