ESCOLA CICLADA EM MATO GROSSO: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ELIAS BENTO EM CANABRAVA DO NORTE-MT

Autores

  • Tiago Aparecido de Melo Campos
  • Edivirgem Gonçalves Santiano
  • Gleides Costa Machado
  • Paula Daniella Leão Braun

Resumo

Dentre as diversas propostas que visam otimizar o processo educacional brasileiro, destaca-se a Escola Ciclada, implantada com o objetivo de combater a evasão escolar. Este trabalho teve como objetivo investigar a concepção de professores e alunos sobre a proposta da Escola Ciclada de Mato Grosso no contexto, da Escola Estadual Elias Bento, em Canabrava do Norte-MT. Os principais referenciais que fundamentaram essa discussão foram FERNANDES (2009), MAINARDES (2001), MATO GROSSO (2000) e ARROYO (1999). A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, a coleta de dados ocorreu nos meses de março e abril de 2013, por meio de questionário com perguntas objetivas e subjetivas, aplicado a 33 respondentes (13 professores e 20 alunos). A análise dos dados se deu à luz dos referenciais teóricos e demonstrou que a idade dos alunos entrevistados variou entre 11 e 15 anos, sendo a maioria com doze anos (45%); 100% dos entrevistados não passaram por processo de reprovação ao longo dos estudos e as respostas acerca da reprovação comprovam que os alunos se culpam por este processo; quanto à prova como processo avaliativo, todos os alunos entrevistados consideram esse procedimento importante e que os fazem estudar além da sala de aula, mas não citaram a prova como um procedimento avaliativo em uso pelos professores da instituição pesquisada; afirmaram também que há compatibilidade entre o conteúdo trabalhado em sala de aula e a avaliação aplicada. Quanto aos professores, mais de 50% apresentam menos de cinco anos de experiência em Escola Ciclada; acreditam que essa ISSN: 2238-8451 425 modalidade é vantajosa por oportunizar a inserção de todos os alunos e por dispor de fases para a superação de dificuldade dos alunos, porém apresenta desvantagem quando à pequena equipe de professores articuladores, a não retenção do aluno ao término de cada ciclo e a desvalorização profissional por parte do governo.

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Publicado

2015-12-01