ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Resumo
Este artigo se propõe a relatar a experiência vivida como estagiaria, baseado nas atividades práticas desenvolvidas através das aulas de regência do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás, realizado na Escola Municipal Valdivino Silva Ferreira no município de Iporá/GO. Tendo como objetivo a reflexão enquanto graduanda sobre a proposta de atividades práticas como metodologia de ensino com o intuito de melhorar o rendimento e assimilação dos conteúdos. Com bases em referências bibliográficas e na experiência vivida no período de observação do Estágio Supervisionado foi possível perceber as dificuldades dos professores da rede básica de ensino, em trabalharem alguns conteúdos da área física de forma mais eficaz para compreensão dos educandos. Para facilitar esse processo foram elaboradas atividades práticas para que houvesse a compreensão por parte dos alunos. Pois consideramos o desenvolvimento de atividades práticas como essencial para nortear o ensino de Geografia que se trata de uma ciência que tem raízes profundas com a prática, não podendo ficar restrita a conceitos prontos, quantitativos e decorados em aulas monótonas. Ao inserir novas metodologias na sala de aula possibilita o processo de compreensão e reflexão dos conteúdos geográficos. Nas atividades de estágio comprovamos a importância das aulas melhorarem em decorrência do envolvimento e da participação dos alunos no processo de execução das atividades, sendo uma motivação a aprender diante os problemas de desinteresse e indisciplina que enfrentamos no Ensino Básico.Downloads
Publicado
2015-12-01
Edição
Seção
Artigos