COMPREENDENDO A CONCEPÇÃO DE CAMPO ENTRE ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL JORCELINO ALVES BARBOSA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compartilhar parte da experiência vivida no Estágio Supervisionado enfatizando o trabalho da representação por desenhos com o intuito de compreender a concepção do conceito de “campo” para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jorcelino Alves Barbosa em Iporá – Goiás. O Estudo se caracteriza como qualitativo, desenvolvido a partir da técnica da pesquisa participante. Os principais teóricos que recorremos para elaborar este artigo foram, Endlich (2010), Santos (1993) e Bernardelli (2010). O ensino de Geografia por meio de seu componente curricular é indispensável na formação do cidadão crítico, reflexivo e atuante na sociedade em que vivemos, contudo o professor deve ser nesse processo, o mediador do conhecimento. Sabe-se que dia após dia o espaço geográfico sofre transformações a todo instante, portanto, não se deve ignorar o fato de que o aluno precisa conhecer o mundo, analisá-lo e resolver problemas do seu dia a dia. Sabemos que a construção dos conceitos se da pela reelaboração de conceitos cotidianos e científicos. Percebemos a partir dos referenciais por nós utilizados que o conceito de campo na atualidade é definido sob o paradigma tradicional, o qual não leva em consideração a inter-relação entre o campo e seu entorno e muito menos com o mundo. Outra questão em relação ao campo é que as abordagens atuais são muitas, devido as mudanças ocorridas e por vezes desconhecidas na escola. Portanto é necessário compreender o que os alunos trazem de conhecimento para inserir o conceito cientifico de modo a tornar a aprendizagem significativaDownloads
Publicado
2015-12-01
Edição
Seção
Artigos