LINGUAGEM GRÁFICA COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
O presente trabalho é fruto da experiência vivida no Colégio Estadual Aplicação de Tempo Integral de Iporá-GO - CEATII no ano de 2015. Trata-se da apresentação das ações do subprojeto PIBID de Geografia “Qualidade ambiental: espaço, paisagem, e percepções da escola pela comunidade”, apresentamos os resultados da Pesquisa Socioeconômico e Cultural: a comunidade escolar e as diferentes percepções sobre a escola desenvolvida pelos pibidianos com o auxílio dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, que destaca as perspectivas dos alunos sobre a prática de ensino de Geografia na escola e o uso da linguagem gráfica como recurso para a compreensão dos fenômenos espaciais. Na oportunidade também destacamos como a comunidade vizinha ao colégio percebe e se relaciona com o mesmo. Este trabalho demonstra que o desenvolvimento de projetos de ensino proporciona ao professor uma didática pautada na aprendizagem significativa, na autonomia da construção do conhecimento pelos sujeitos envolvidos e na importância de tornar o espaço vivido como uma referência metodológica para a compreensão dos conteúdos da Geografia Escolar.Downloads
Publicado
2015-12-01
Edição
Seção
Artigos