ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: o livro didático como instrumento educaciona

Autores

  • Leonaria Cássia Silva Lara
  • Silvaci Gonçalves Santiano Rodrigues

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar como o educador (a) tem trabalhado o livro didático em sala de aula. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Jorcelino Alves Barbosa, município de Iporá, Goiás, na qual se desenvolveu o Estágio Supervisionado com os alunos do 6ª ao 9ª ano do ensino fundamental, observando as aulas de uma educadora regente de Geografia. Foi observada apenas uma por que é a única professora de Geografia na escola. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa por abordagem qualitativa, a coleta de dados foi pela técnica participante e a análise dos dados ocorreu à luz dos referenciais bibliográficos. Como base teórica utilizou-se Castellar e Vilhena (2010), Kimura (2008) e Pontuschka, Paganelli, Cacete (2009). Os resultados da pesquisa mostram que o uso do livro didático é predominante nas aulas de Geografia, onde a explicação do conteúdo é pautada apenas no uso deste material, por meio de aulas expositivas. Assim, percebe-se que a educadora não busca outras fontes bibliográficas, nem metodologias diferenciadas para a realização das aulas. Nesse entendimento, essa prática educativa dificulta o conhecimento Geográfico Crítico dos educandos e impede a apropriação e a construção do conhecimento acumulado pela humanidade ao longo dos tempos, o que pode contribuir para promover mudanças no meio em que se vive, pois sabemos que esta é uma das incumbências do ensino de geografia.

Downloads

Publicado

2015-12-01