(DE)COLONIALIDADE NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Autores

  • Vanderlene Ferrassoli Santos Vasconcelos UEG
  • Cristiane Rosa Lopes UEG

Resumo

O presente trabalho traz uma revisão teórica dos conceitos de modernidade e colonialidade, a fim de propiciar uma melhor compreensão do processo histórico e de forma é possível pensar a decolonialidade no âmbito da educação, mas especificamente no ensino/aprendizagem de línguas no Brasil. Nessa direção, traz discussões sobre elementos constituintes da configuração modernidade/colonialidade: colonialidade do poder, do ser e do saber (QUIJANO, 2007, 2009), interculturalidade (WALSH,  2007), interculturalidade crítica (CANDAU; RUSSO, 2010), decolonialidade (WALSH, 2013), dentre outros. Trata-se de um estudo que adota como procedimento metodológico a revisão bibliográfica, a fim de compreender e levantar discussões sobre a necessidade de desenvolvimento de pedagogias transgressivas e decoloniais, como forma de propiciar processos educacionais que possam subverter os padrões impostos e normatizados nas práticas escolares. Além disso, apresenta como exemplo uma pesquisa realizada no Brasil, que desenvolveu ações alternativas como forma de transgredir práticas tradicionais de educação linguística (FABRÍCIO, 2017), que limitam a construção de sentidos na sala de aula. Este estudo visa contribuir para a discussão sobre colonialidade/decolonialidade na arena educacional, e desta forma, estimular práticas decoloniais nos processos de ensino/aprendizagem de línguas, que possam auxiliar na construção de uma sociedade mais justa e descentralizada dos modelos hegemônicos políticos e socioculturais.

Palavras-chave: Colonialidade. Decolonialidade. Educação linguística.

Downloads

Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS