METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho é uma investigação que fez parte do projeto de pesquisa sobre metodologias ativas e o discurso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB). Essa pesquisa foi desenvolvida por bolsistas de ensino médio da UTFPR-FB, mas o projeto também envolveu acadêmicos bolsistas e voluntários dos cursos de Engenharia da UTFPR-FB. As bolsas de pesquisa foram concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) direcionadas especificamente para alunas/os de ensino médio de escolas públicas brasileiras. O tema central foram as metodologias ativas, as quais são utilizadas como modo de ensino/aprendizagem de forma a posicionar a/o aluna/o no centro do processo educacional e com isso desenvolver autonomia necessária para uma formação mais pró-ativa. O objetivo do trabalho foi refletir sobre a relação entre práticas de metodologias ativas no primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy, localizado no município de Francisco Beltrão, PR e o discurso foucaultiano (FOUCAULT, 2009). Para fins metodológicos utilizamos pesquisa bibliográfica, documental e a literatura sobre análise do discurso em Michel Foucault. Além disso, fizemos encontros semanais para leitura e discussão, além de trocarmos experiências de escrita e leitura em plataformas online e encontros presenciais. Como resultados verificamos que as práticas das metodologias ativas estiveram presentes em momentos específicos da experiência de ensino médio das bolsistas. Ademais, durante o trabalho as pesquisadoras utilizaram a plataforma google sala de aula, o aplicativo whatsapp, além de experiências de leitura anterior às explicações, o que proporcionou a vivência das metodologias ativas no decorrer da investigação. Essas práticas foram relacionadas às verdades produzidas através dos discursos que circulam nos ambientes educacionais.