METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO

  • Carina Merkle Lingnau UTFPR
  • Julia Matte de Carli CNPq
  • Isadora Oro Brocardo CNPq

Resumo

Este trabalho é uma investigação que fez parte do projeto de pesquisa sobre metodologias ativas e o discurso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB). Essa pesquisa foi desenvolvida por bolsistas de ensino médio da UTFPR-FB, mas o projeto também envolveu acadêmicos bolsistas e voluntários dos cursos de Engenharia da UTFPR-FB. As bolsas de pesquisa foram concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) direcionadas especificamente para alunas/os de ensino médio de escolas públicas brasileiras. O tema central foram as metodologias ativas, as quais são utilizadas como modo de ensino/aprendizagem de forma a posicionar a/o aluna/o no centro do processo educacional e com isso desenvolver autonomia necessária para uma formação mais pró-ativa. O objetivo do trabalho foi refletir sobre a relação entre práticas de metodologias ativas no primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy, localizado no município de Francisco Beltrão, PR e o discurso foucaultiano (FOUCAULT, 2009). Para fins metodológicos utilizamos pesquisa bibliográfica, documental e a literatura sobre análise do discurso em Michel Foucault. Além disso, fizemos encontros semanais para leitura e discussão, além de trocarmos experiências de escrita e leitura em plataformas online e encontros presenciais. Como resultados verificamos que as práticas das metodologias ativas estiveram presentes em momentos específicos da experiência de ensino médio das bolsistas. Ademais, durante o trabalho as pesquisadoras utilizaram a plataforma google sala de aula, o aplicativo whatsapp, além de experiências de leitura anterior às explicações, o que proporcionou a vivência das metodologias ativas no decorrer da investigação. Essas práticas foram relacionadas às verdades produzidas através dos discursos que circulam nos ambientes educacionais.

Biografia do Autor

Julia Matte de Carli, CNPq

Aluna do Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy. Bolsista CNPq-EM.

Isadora Oro Brocardo, CNPq

Aluna do Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy. Bolsista do CNPq-EM.

Publicado
2021-02-27
Seção
ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS