Multissemioses no videoclipe musical e suas contribuições para o ensino de línguas

  • Ana Paula Domingos Baladeli UFJ

Resumo

No campo da formação de leitores, a diversidade de textos e de suportes existentes na contemporaneidade, evidencia a multissemiose como elemento essencial no processo formação de leitores. Dentre as contribuições da Teoria dos Multiletramentos, referencial que nos subsidia na compreensão do potencial de narrativas audiovisuais na educação, possibilita discutir a linguagem audiovisual no cenário do ensino de línguas. A relevância do tema ocorre mediante as práticas de letramentos dos alunos, que estão em maior ou menor medida vinculadas aos textos verbo-visuais, ilustrando a multimodalidade como constituinte da interação contemporânea. Apresentamos os resultados de projeto de extensão para professores em formação inicial e continuada de Língua Inglesa, realizado na região sudoeste de Goiás. Ao longo de 12 encontros, foram enfatizadas as contribuições da formação e reflexão sobre os multiletramentos em sala de aula de Língua Inglesa por meio de discussões, atividades e reflexões críticas sobre o uso pedagógico do videoclipe musical. Os resultados indicaram que o uso pedagógico do videoclipe musical pode transcender os conteúdos da disciplina de Língua Inglesa, promovendo a interdisciplinaridade a outros conteúdos/disciplinas do currículo. Ao praticar o uso das estratégias de leitura de imagens e discutir a narrativa audiovisual como discurso verbo-visual, o aluno tem a oportunidade de problematizar sentidos e discutir o tema do videoclipe por diferentes perspectivas. Por fim, indicaram ainda que a inserção de textos multimodais como objetos de leitura em sala de aula; requer critérios como seleção; planejamento; adequação da metodologia; estratégias e atividades que explorem o potencial do recurso na aprendizagem de línguas.

Publicado
2021-02-24