Motivação para aprender

uma proposta de workshop para professores da educação básica

Autores

  • Victor Fregatti Isepam Universidade Estadual de Londrina

Resumo

A desmotivação escolar tem sido apontada entre os educadores como um dos principais problemas no processo de aprendizagem dos alunos (BZUNECK, 2001). Por outro lado, há uma vasta literatura acerca do assunto que dá visibilidade para o papel que o ambiente escolar e a interação professor-aluno desempenham na remedição e prevenção da desmotivação (REEVE; DECI; RYAN, 2004; AMES 1992; CONVINGTON; OMELICH, 1984; BANDURA, 1989; PINTRICH; SCHUNK, 1996). Sobretudo, teóricos têm estudado a influência da percepção de autoeficácia de professores em relação à resolução de problemas na sala de aula e motivação dos alunos (BANDURA, 1993; WOOLFOLK; HOY, 1990; ASHTON; WEBB, 1986). Assim sendo, esta pesquisa visa ampliar repertório teórico-prático de professores da educação básica acerca de teorias motivacionais e estratégias didático-pedagógicas que favoreçam a meta aprender e a motivação intrínseca dos estudantes por meio da oferta de workshops. Com tal oferta, pretendemos relacionar princípios das teorias motivacionais com a realidade do contexto escolar; também, promover reflexão sobre teorias motivacionais, e incentivar professores a conhecerem e implementarem estratégias educacionais com vistas à promoção da motivação intrínseca e da meta aprender. Para atingir nossos objetivos, discutiremos as teorias propostas pelos seguintes autores e temáticas: avaliação e feedback (AMES; AMES, 1984), a natureza das atividades propostas (PINTRICH; GROOT, 1990), a percepção de autoeficácia de alunos e professores (BANDURA, 1989) o tempo para realizar as atividades (AMABILE, 1983), a cultura escolar como um todo (MAEHR; MIDGLEY, 1991), o estilo motivacional promotor de autonomia ou controlador do professor, o uso de recompensas, a percepção de competência, pertencimento e de autonomia do aluno (REEVE; DECI; RYAN, 2004).

Palavras-chave: Formação de professores. Motivação escolar. Autoeficácia docente.

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Publicado

2021-02-22

Edição

Seção

GT 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS