EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL

Desafios na transposição para a modalidade online

  • Jéssica Paiva Ferreira FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Beatriz Cristina Soares de Souza
  • Raissa Ribeiro

Resumo

  Resumo

Partindo da experiência como professoras de um curso de “Português como Língua Adicional” que faz parte do programa de extensão “Trânsitos, fronteiras, migração e Línguas Adicionais na Amazônia” realizado pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, objetivamos, neste trabalho, compartilhar experiências sobre o ensino-aprendizagem e discutir sobre os desafios enfrentados pelos alunos de português falantes de outras línguas. Este curso foi ministrado virtualmente no início da pandemia ocasionada pela COVID-19 por discentes do curso de Letras Inglês e Espanhol da UNIR. Esta ação do programa, antes ministrado de maneira presencial, se viu na necessidade de se adaptar aos meios digitais, para que continuasse atendendo a comunidade que tanto necessitava e buscava pelas aulas de português, tendo assim, um número maior de alunos através das plataformas online. Nos deparamos com alguns desafios e o maior deles foi a falta de acesso à internet por parte dos alunos para que conseguissem assistir às aulas com frequência. Ao longo do curso, para haver uma melhor adaptação às necessidades dos alunos em decorrência da mudança para a modalidade online. Percebemos a falta de conhecimento prévio da educação por meio digital por parte dos alunos, o que pode ser resultado de uma tardia adaptação da educação a esse meio de ensino que agora necessita ser feita de forma célere. As experiências vividas neste processo, por meio de interação entre aluno-professor, nos mostraram que os desafios no ensino ficaram em evidências ao decorrer do curso e a busca para otimizar o trabalho e garantir o ensino para todos foram se otimizando a cada encontro com o auxílio de questionários feedback e o acompanhamento das dúvidas via grupo WhatsApp. As reflexões sobre as nossas experiências estão embasadas em autores como Ribeiro (2016), Santos Costa (2018), Moita Lopes (2013), entre outros.

Palavras-chave: Experiência. Programa de Extensão. Formação. Língua Portuguesa

 

Publicado
2021-02-27
Seção
ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS