ÉTICA NA LINGUÍSTICA APLICADA

REFLEXÕES SOBRE PESQUISAS ACERCA DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA INFÂNCIA

  • ALEX ALVES EGIDO Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O fenômeno da ética em pesquisas em linguística aplicada tem se expandido em relatos acadêmicos nos últimos anos, em especial. Embora haja um rol de práticas consideradas éticas a serem observadas por todos os pesquisadores/as qualitativos/as, entende-se que certas reflexões são adicionalmente necessárias àqueles que lidam com a língua(gem) como objeto de estudo. Tendo em vista que os participantes são constituídos (e se constituem) por traços particulares, este artigo visa a (i) sintetizar acepções de pesquisas e de crianças com base em estudos de diferentes áreas do conhecimento e (ii) sugerir questões, circunscritas à ética em pesquisa, que fomentem discussões acerca da educação linguística na infância. Espera-se contribuir para as discussões sobre pesquisas, com foco na língua(gem), que envolvam esta faixa etária, bem como incitar novas reflexões sobre essa temática.

Publicado
2021-02-22
Seção
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS PARA CRIANÇAS